A Vigilância Epidemiológica de Piracicaba, confirmou nesta quinta-feira, a quinta morte por dengue no município em 2025. O resultado foi obtido após exames do Instituto Adolfo Lutz e investigação epidemiológica local.
A vítima é uma mulher entre 50 e 59 anos, com comorbidades, moradora da região Sul da cidade. Os outros quatro óbitos registrados neste ano foram de três mulheres e um homem, a maioria idosos.
Entre 1º de janeiro e 2 de setembro de 2025, foram confirmados em Piracicaba 5.913 casos. No mesmo período do ano passado, Piracicaba contabilizou 27.602 confirmações e 16 mortes.
A Secretaria de Saúde afirma que mantém o monitoramento e as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. As equipes do Programa Municipal de Combate ao Aedes intensificaram as visitas casa a casa com atividades educativas de segunda a sexta-feira.
Aos sábados, continuam os mutirões de limpeza para retirada de materiais que possam acumular água. Entre janeiro e julho deste ano, foram recolhidas mais de 100 toneladas de potenciais criadouros do mosquito.
A prefeitura informou ainda que a campanha de imunização contra a dengue segue em andamento para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Para receber a vacina é necessário apresentar documento com foto ou o Cartão Nacional do SUS.