As equipes do Plano Municipal de Combate ao Aedes realizaram neste sábado, 20 de setembro, mais uma ação de combate à dengue em Piracicaba. O arrastão aconteceu das 8h às 14h nos bairros Jardim Planalto, São José e Cantagalo, com ponto de encontro no Varejão São Jorge, na avenida Dr. Antonio Mendes de Barros Filho.
A ação teve como objetivo eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana. Entre janeiro e agosto, o programa recolheu quase 200 toneladas de materiais que poderiam servir de criadouro.
Segundo a Vigilância Epidemiológica, entre 1º de janeiro e 16 de setembro de 2025, foram registradas 22.843 notificações de dengue, com 5.888 casos confirmados e cinco mortes. No mesmo período de 2024, foram 58.968 notificações, 29.102 confirmações e 16 mortes. Em 2023, os números foram menores: 12.598 notificações, 2.897 casos e três mortes.
Vacinação contra a dengue continua
A vacinação contra a dengue segue em Piracicaba para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. A aplicação acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, em todas as Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família, com exceção da UBS Paulista. É necessário apresentar documento com foto, Cartão Pira Cidadão ou Cartão Nacional do SUS. O esquema vacinal é composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.
Cuidados para evitar a doença
A população deve seguir medidas simples para evitar a proliferação do mosquito:
- Usar repelente, principalmente em locais fechados
- Eliminar água parada em vasos, garrafas, pneus e calhas
- Manter caixas d’água e baldes tampados
- Colocar areia nos pratos de plantas
- Furar latas antes do descarte
- Lavar bebedouros de animais semanalmente
- Não jogar lixo em terrenos baldios
- Procurar atendimento médico ao apresentar sintomas e nunca se automedicar
A orientação é clara: prevenir é a melhor forma de evitar a dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.