A Polícia Militar Ambiental desmontou um torneio clandestino de pássaros realizado na manhã deste domingo no bairro Três Cruzes, em Elias Fausto.
A operação foi feita após uma denúncia anônima e teve a atuação de sete equipes das três companhias do 5º Batalhão de Polícia Ambiental.
No local, os policiais encontraram o evento em andamento e abordaram 88 pessoas, entre participantes e organizadores. Duas delas foram levadas à delegacia e uma, identificada como organizadora, também foi autuada. Ao todo, foram aplicadas multas que somaram R$ 113.600,00.
Durante a fiscalização, os agentes vistoriaram 61 veículos e apreenderam 85 pássaros, sendo que seis foram devolvidos à natureza. Também foram recolhidas 85 gaiolas, 121 estacas e 10 troféus usados na competição.
O caso será investigado pela Polícia Civil com apoio da perícia. A conduta dos envolvidos será analisada com base na legislação ambiental que trata de crimes contra a fauna silvestre. A operação reforçou o trabalho de fiscalização e combate a práticas ilegais que colocam em risco a vida animal e o equilíbrio ambiental.