A Polícia Civil de São Paulo realizou na manhã desta terça-feira (30) uma operação contra a falsificação de bebidas alcoólicas em Americana. Uma fábrica clandestina foi localizada na Rua Otávio Tancredi, no bairro Fazenda Santa Lúcia.
Durante a ação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em três endereços. Em um imóvel no Bosque dos Ipês, os agentes encontraram rótulos falsificados de marcas conhecidas, garrafas vazias, bombonas com líquidos e uma estrutura completa para adulteração de bebidas.
De acordo com a polícia, no local eram produzidos uísque, gim e vodca. Cerca de 17,7 mil produtos foram apreendidos e duas pessoas acabaram presas por pirataria.
A investigação aponta que a fábrica já havia sido identificada pelo DEIC, que planejava a operação para daqui a duas semanas. A ação, no entanto, foi antecipada devido aos recentes casos de contaminação por metanol. Apesar disso, não foram encontrados indícios da substância no local, apenas álcool etílico de alta pureza, usado para adulterações.
O espaço será periciado, e todos os equipamentos utilizados na falsificação serão recolhidos. A operação foi conduzida pela 1ª Delegacia DIG (Antipirataria) e contou com apoio da Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe) e de uma empresa de e-commerce.