Polícia Federal faz operação contra tráfico de cocaína enviada à Europa

Foto: Polícia Federal/Divulgação

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (4) a Operação Via Corporis, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada no envio de cocaína para a Europa por meio de transportadores que ingerem cápsulas da droga e embarcam em voos comerciais internacionais. 

A ação cumpre seis mandados de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão nas cidades de São Paulo, Guarulhos e Manaus. Os alvos são dois homens e quatro mulheres apontados como responsáveis pelo aliciamento de transportadores, emissão de passagens e documentos de viagem, custeio das despesas e fornecimento da droga. 

A investigação teve início em outubro de 2024, após a prisão de uma jovem de 20 anos no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. Ela tentava embarcar para Paris com 1,3 kg de cocaína ingerida em cápsulas. Desde então, a Polícia Federal identificou movimentações financeiras que somaram quase R$ 700 mil no segundo semestre de 2024, e a Justiça Federal autorizou o bloqueio de contas bancárias e de uma empresa ligada ao grupo, até o limite de R$ 1 milhão. 

Durante as apurações, uma das investigadas foi presa em Londres por tráfico internacional de drogas, e outro suspeito, estrangeiro, já havia sido preso pela PF em 2013 e 2017 pelo mesmo tipo de crime. 

Os investigados vão responder por tráfico internacional de drogas, associação ao tráfico e lavagem de dinheiro. As penas podem ultrapassar 35 anos de prisão. O nome da operação, Via Corporis (em latim, “caminho do corpo”), faz referência ao método utilizado pela organização para transportar a droga. 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Detran aponta alta em acidentes fatais envolvendo veículos novos na região de Campinas

vacina do hpv

Limeira realiza plantão de vacinação neste sábado em dois pontos da cidade

Obras interditam duas vias em Campinas neste sábado; saiba quais

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.