Prefeitos da Região Metropolitana de Campinas aprovaram, na manhã desta terça-feira (30), a implantação de projeto-piloto para atender população em situação de rua. A estratégia será integrada a outros programas desenvolvidos pelos municípios.
Inspirado em experiências internacionais, de acordo com a prefeitura de Campinas, o modelo é uma política pública que propõe oferecer moradia imediata, sem pré-condições, como estratégia para reverter ciclos de vulnerabilidade e exclusão social. A proposta é que a RMC seja a primeira região do país a implantar o modelo de forma cooperada.
O prefeito de Campinas e presidente do Conselho da RMC, Dário Saadi, destacou que o programa foi aprovado por unanimidade.
O projeto começou a ser desenvolvido com uma pesquisa detalhada sobre as redes de apoio existentes nos 20 municípios que formam o Conselho de Desenvolvimento.
De acordo com a prefeitura, os próximos passos para implantação do projeto-piloto envolvem algumas etapas burocráticas, como elaboração e publicação de edital para contratação de serviço especializado, consolidação de plano de trabalho e instituição de núcleo de acompanhamento e monitoramento para condução dos trabalhos.

Vereadores aprovam Refis em Campinas; desconto chega até 70% em juros e multas
A Câmara Municipal de Campinas aprovou, em segunda discussão nesta segunda-feira, o projeto que cria o Refis 2025. O programa vai oferecer descontos de até