A Prefeitura de Piracicaba pretende iniciar nesta semana a instalação dos boxes provisórios para realocar os comerciantes do Mercado Municipal afetados pelo incêndio ocorrido em julho. A estrutura será montada na área externa do Mercadão, na região central da cidade.
Serão 17 boxes modulares, dois deles destinados a sanitários. A proposta inicial previa o uso de tendas, mas a Secretaria de Obras optou por estruturas mais resistentes, semelhantes às utilizadas no anexo da UPA Piracicamirim, para garantir melhores condições de trabalho e atendimento ao público.
A instalação depende da conclusão das ligações de energia elétrica, água e esgoto, que estão sendo feitas pela CPFL Paulista, Semae e Concessionária Mirante. A rede provisória tem 53 metros e inclui dois poços de visita para esgoto. A interligação à rede existente está prevista para domingo (28), com interdição temporária da rua Dom Pedro II, entre 7h30 e 15h.
O incêndio, registrado na madrugada de 23 de julho, comprometeu cerca de 25% da estrutura do prédio e afetou diretamente 19 boxes. Desde então, a Prefeitura tem articulado ações para garantir a retomada das atividades dos permissionários, incluindo limpeza do local e criação de um fundo de crédito por meio do Banco do Povo Piracicabano.
A parte preservada do Mercadão segue funcionando normalmente, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 6h às 17h30; aos sábados, das 6h às 13h; e aos domingos e feriados, das 6h às 12h.