Prevenção à dengue: Novo alerta para 30 bairros em Campinas

Foto: Rogério Capela/PMC

A Secretaria de Saúde de Campinas atualizou nesta quinta-feira (4) os dados sobre a cobertura vacinal contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Além disso, divulgou a 35ª edição do Alerta Arboviroses em 2025, onde constam regiões com reforço nas atividades, a partir desta semana, para combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue, zika vírus e chikungunya.

São 30 bairros com reforço nas atividades de combate ao mosquito e considerados pontos de maior risco:

Leste: Núcleo Residencial Gênesis, Jardim Nilópolis, Jardim Santana, Parque São Quirino, Vila Nogueira, Jardim Lúmen Christi e Jardim Boa Esperança

Noroeste: Parque Valença 1, Parque Valença 2 e Residencial Novo Mundo

Norte: Jardim Aurélia, Vila Francisca, Jardim Rosália, Vila Réggio e Núcleo Residencial Boa Vista

Sudoeste: Núcleo Residencial Vila Vitória, Parque Residencial Vila União, Jardim Capivari, Jardim Alvorada e Jardim Novo Campos Elíseos

Sul: Vila Rica, Vila Pompéia, Vila Mimosa e Jardim do Lago

Suleste: Vila Ipê, Vila Georgina, Parque Jambeiro, Vila Orozimbo Maia, Jardim Carlos Lourenço e Jardim New York

A definição dos bairros é realizada através de uma análise que considera a incidência de casos, a densidade populacional, a intensificação dos trabalhos em regiões com imóveis de difícil acesso, a comunicação de risco, entre outros itens.

As visitas são feitas, principalmente, por funcionários da empresa contratada Impacto Controle de Pragas. Os agentes usam camiseta laranja com gola careca e logo da empresa silkado, enquanto o líder da equipe veste blusa verde com as mesmas características. Todos vestem calça na cor cinza, e têm crachá de identificação. Já voluntários de mutirões usam colete na cor laranja com a identificação e a frase “Campinas contra o mosquito”.

Dúvidas sobre a identidade dos participantes podem ser esclarecidas pelo telefone 156 (de segunda a sexta) ou com a Defesa Civil pelo telefone 199 (fins de semana e feriados).

Vacina

A vacinação contra a dengue, entre abril de 2024 e agosto deste ano, teve 47.496 doses. aplicadas 47.496.

De acordo com a prefeitura, há 10.201 pessoas com a 2ª dose do esquema de imunização em atraso, enquanto 3.451 precisam aguardar o término do intervalo de três meses para completar a caderneta.

1ª dose: 30.574
2ª dose: 16.922 (62,38% das 27.123 pessoas aptas para receber)
Total de doses aplicadas: 47.496
Receberam a 1ª dose e precisam esperar intervalo: 3.451 pessoas
Estão com esquema incompleto: 10.201 pessoas (37,61% das aptas para receber)
Público-alvo total: 65.265

O imunizante está disponível nos centros de saúde (CSs) e não é preciso agendamento para receber. Basta levar documento de identidade com foto e a caderneta, se tiver.

O último balanço aponta são 26 mortes e 42.888 casos confirmados da doença em Campinas.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Ponte Preta vence o Londrina e é campeã da Série C do Campeonato Brasileiro

Torcedor embriagado é impedido de entrar no Majestoso e confusão acontece no lado de fora

Polícia investiga ex-funcionário do iFood por uso indevido de dados sigilosos

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.