A Sanasa começa nesta quarta-feira a construção de uma nova adutora em Campinas. A tubulação vai ter cerca de 2,1 quilômetros de extensão e 50 centímetros de diâmetro.
Ela vai sair do novo reservatório da Ponte Preta, na Rua da Abolição, e seguir até as Estações de Tratamento de Água (ETAs) 1 e 2, no bairro Swift.
O sistema de abastecimento de Campinas é formado por estações, reservatórios e adutoras. Quando há obras ou manutenções, a Sanasa faz manobras para evitar que regiões fiquem sem água.
A obra vai custar R$ 9,7 milhões, com recursos próprios da empresa. A previsão é que os trabalhos terminem no começo de 2026. Durante esse período, haverá mudanças no trânsito da região.
A construção começa na Rua da Abolição, entre a Avenida Engenheiro Augusto Figueiredo e o Cemitério da Saudade. A população já está sendo informada sobre o serviço.
A instalação da adutora será feita com o método não destrutivo (MND). Pequenos buracos são abertos em pontos estratégicos da via. Um equipamento perfura o solo e cria túneis por onde os tubos são colocados. Esse método reduz os impactos para moradores, comércios e motoristas.
Por causa da obra, a Emdec vai bloquear parcialmente a Rua da Abolição, no sentido bairro–Centro, entre as vias Engenheiro Augusto Figueiredo e Dr. Álvaro Ribeiro. A operação vai acontecer das 8h às 16h30.
Nos trechos com pista simples, será usada a operação “Pare e Siga”, com liberação alternada do tráfego.
À medida que a obra avançar, novas ações de trânsito serão adotadas. Agentes da Emdec vão monitorar a circulação de veículos na região.