A Santa Casa de Valinhos aderiu oficialmente ao programa Agora Tem Especialistas, do governo federal. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (19) pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante visita à unidade.
Com a adesão, o hospital passa a integrar a lista de instituições privadas e filantrópicas que irão oferecer atendimentos especializados para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Como contrapartida, essas entidades recebem créditos financeiros para a quitação de dívidas federais.
Segundo Padilha, a medida representa um avanço para a população da cidade e região.
A iniciativa faz parte de um conjunto de ações do Ministério da Saúde para aumentar a capacidade de atendimento da rede pública, utilizando a estrutura da rede privada e filantrópica, sem custos para a população.
O provedor da Santa Casa de Valinhos, Marco Antonio, também ressaltou os impactos da adesão e alertou que as cirurgias terão mais celeridade.
Após a solenidade, o ministro visitou uma fábrica de medicamentos em Valinhos, que trabalha com pesquisa, desenvolvimento, fabricação e comercialização de biofármacos de alta complexidade, tendo com o SUS como um dos principais parceiros comerciais.