Santo Antônio de Posse decreta atenção para uso da água e proíbe desperdício

Foto: Pexels

A Prefeitura de Santo Antônio de Posse decretou estado de atenção para o uso da água no município nesta terça-feira (16), por causa da estiagem que atinge o Estado de São Paulo e da queda no nível dos reservatórios locais. 

O decreto proibiu o uso excessivo ou desperdício de água tratada, como irrigação de gramados, lavagem de calçadas, quintais e veículos. Essas práticas só podem ser feitas com água de reuso ou métodos que reduzam o consumo. 

A fiscalização ficou autorizada para servidores da Secretaria de Saneamento, Policiais Municipais e Fiscais Municipais. O texto também permitiu, se necessário, o uso de fontes particulares, como lagos, nascentes ou poços, para garantir o abastecimento da população. 

A Prefeitura reforçou que a água deve ser usada apenas para necessidades essenciais. Denúncias de desperdício podem ser feitas presencialmente ou pela Ouvidoria (E-Ouve), com garantia de sigilo. 

Quem descumprir o decreto poderá receber multa, conforme previsto na lei municipal de fevereiro de 2015. Em caso de reincidência, o valor será dobrado. Também haverá penalidades para quem causar danos à rede pública de água durante o período de estiagem. 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Polícia apura esquema de falsificação após apreender vasilhames em Campinas

Tamanho das famílias encolhe na comparação entre os dois últimos censos em Campinas

Anel Viário é interditado em Valinhos após caminhão pegar fogo

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.