O Sindicato dos Bancários de Campinas e Região promoveu, nesta quarta-feira (17), um protesto em frente à agência central do Itaú, localizada na Avenida Costa Aguiar, próximo ao calçadão da 13 de Maio, no Centro da cidade. O ato integra uma mobilização nacional contra as mais de mil demissões realizadas pelo banco nos últimos dias em todo o país.
Segundo a entidade, os cortes ocorreram sem aviso prévio e foram baseados em monitoramento digital de funcionários que atuam em regime remoto ou híbrido. A funcionária do Itaú e dirigente sindical Daniele Miyachiro criticou a postura da instituição e ressaltou que a paralisação é uma forma de resistência:
“No último dia 8 de setembro, o banco demitiu 1.100 funcionários. Nacionalmente, os movimentos sindicais se organizaram em protesto contra essas demissões. Hoje nós paralisamos a agência central, que é a única agência central agora do Itaú em Campinas, para mostrar nossa indignação diante do posicionamento do banco”, afirmou.
Em Campinas, a agência central permaneceu de portas fechadas durante a manifestação e não houve atendimento bancário até às 16h.
Até a publicação desta reportagem, o Itaú não havia se manifestado sobre o protesto.