Toyota suspende produção de veículos em Indaiatuba após micro explosão em Porto Feliz

Foto: Redes sociais

A Toyota suspendeu por tempo indeterminado a produção de veículos na fábrica de Indaiatuba, no interior de São Paulo. A paralisação foi provocada por uma micro explosão que atingiu a unidade de Porto Feliz, na região de Sorocaba, responsável pela fabricação dos motores usados em todos os carros produzidos pela montadora no Brasil. 

Com a fábrica de motores danificada, a linha de montagem do sedã Corolla ficou sem condições de operar. A empresa informou que está buscando alternativas para conseguir os motores em unidades da Toyota em outros países, com o objetivo de retomar a produção nas fábricas de Indaiatuba e Sorocaba. 

Em nota, a Toyota afirmou que todos os colaboradores e prestadores de serviço afetados pelas fortes chuvas e ventos estão bem. A empresa também agradeceu as manifestações de solidariedade recebidas de fornecedores, concessionários, governo, fabricantes e clientes, e se solidarizou com todas as pessoas que enfrentaram o episódio. 

O levantamento dos danos na planta de Porto Feliz segue “com cautela”, e a previsão inicial é de que a retomada da produção de motores leve alguns meses.  

Enquanto isso, a montadora iniciou conversas com representantes dos sindicatos e propôs férias emergenciais aos trabalhadores como forma de preservar os empregos. As propostas começaram a ser apresentadas e serão votadas nos próximos dias. 

A planta de Indaiatuba, inaugurada em 1998, já produziu mais de 1 milhão de unidades do Corolla. No entanto, a montadora pretende encerrar as operações no local em 2026 e transferir todas as atividades para a unidade de Sorocaba. 

Apesar do cenário desafiador, a Toyota afirmou que segue confiante na superação dos obstáculos e na recuperação rápida das atividades de produção no país. 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Polícia apura esquema de falsificação após apreender vasilhames em Campinas

Tamanho das famílias encolhe na comparação entre os dois últimos censos em Campinas

Anel Viário é interditado em Valinhos após caminhão pegar fogo

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.