Unicamp estuda transformar área da saúde em autarquia do Governo Estadual para aliviar orçamento e ampliar cursos

foto: Divulgação Unicamp

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) estuda a transformação da área da saúde em uma autarquia vinculada à Secretaria Estadual da Saúde. A proposta que é discutida há mais de 15 anos, ganhou força recentemente após reunião entre o governador Tarcísio de Freitas e uma comitiva da instituição.

Atualmente a universidade destina mais de R$ 1 bilhão por ano do orçamento próprio para manter hospitais e serviços de saúde. A mudança busca aliviar esse peso financeiro e abrir espaço para a criação de novos cursos e aumento de vagas. O modelo já é adotado pela USP e pela Unesp, que mantêm estruturas de saúde com autonomia administrativa e orçamentária.

De acordo com a Unicamp, o governador Tarcísio de Freitas autorizou a elaboração de estudos técnicos, com prazo de 45 dias para apresentação da primeira proposta. A expectativa é que a transição ocorra de forma gradual, em um período de até dez anos.

Para o diretor executivo da Área da Saúde (Deas) da Unicamp, Luiz Carlos Zeferino, transformar a Unicamp em autarquia é um avanço no atendimento hospitalar que segundo ele está estagnado há anos.

Ainda de acordo com o diretor, a Unicamp é hoje a universidade estadual paulista que oferece o menor número de vagas, o que reforça a necessidade de encontrar alternativas para crescer.

Durante esse processo, a Unicamp pretende expandir a atuação em áreas estratégicas como engenharia, tecnologia, medicina e inteligência artificial.

Entre os pontos em debate estão os impactos acadêmicos e sociais da mudança, a possibilidade de maior eficiência administrativa e os riscos de aumento de burocracia. Também estão em análise os efeitos sobre a transparência das decisões e o envolvimento da comunidade acadêmica no novo modelo de gestão.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Idosa com possível queda em hospital de Jaguariúna é transferida para instituição privada

Avenida Invernada ganha novo retorno e semáforos para desafogar trânsito

Comboio militar e ações de saúde marcam evento Coluna da Vitória em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Comboio militar e ações de saúde marcam evento Coluna da Vitória em Campinas

Campinas vai receber neste sábado, 15 de novembro, feriado da Proclamação da República, o evento cívico-cultural Coluna da Vitória 2025. A programação começa às 10h com o desfile de cerca de 40 veículos militares antigos pelas principais avenidas da cidade, em homenagem aos 80 anos do retorno dos pracinhas campineiros que lutaram na Segunda Guerra Mundial.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.