Valinhos confirma primeira morte por febre maculosa este ano

Foto: Arquivo/CBN Campinas

Valinhos confirmou a primeira morte por febre maculosa em 2025. A vítima era um homem de 56 anos, morador do Jardim Nova Espírito Santo. Ele morreu no dia 6 de agosto, e a causa foi confirmada pelo Instituto Adolfo Lutz em 26 de agosto. 

Segundo a Secretaria da Saúde, os sintomas começaram em 2 de agosto. Mesmo com o uso de antibióticos, o quadro se agravou rapidamente. A suspeita é de que o homem tenha sido picado pelo carrapato-estrela durante serviços de roçada realizados em áreas de risco, incluindo o bairro do Lopes, próximo à Rodovia Dom Pedro I. 

Equipes da Vigilância em Zoonoses fizeram vistoria na região e reforçaram orientações à população. A Prefeitura também atualizou placas de alerta e intensificou ações de prevenção, como treinamentos com profissionais da rede de saúde. 

A febre maculosa é transmitida por carrapatos em áreas de vegetação. Os sintomas incluem febre, dor de cabeça, calafrios, prostração, dor abdominal, náuseas, vômitos e manchas vermelhas pelo corpo. O tratamento com antibióticos deve começar antes da confirmação do diagnóstico. A recomendação é evitar áreas de risco sem proteção adequada e procurar atendimento médico ao apresentar sintomas. 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Três farmácias são furtadas em Campinas em sete dias 

Comitês PCJ aprovam mais de R$ 81 milhões para obras de saneamento em 16 cidades

Feirão de emprego no Palácio da Cidade

Feirão de emprego oferta mais de 900 vagas no Palácio da Cidade nesta quinta e sexta

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.