A Sanebavi alertou os moradores de Vinhedo sobre o agravamento da estiagem em 2025 e reforçou a importância do uso consciente da água. A cidade passou por meses com chuvas abaixo da média e, segundo os Boletins Hidrológicos do Consórcio PCJ, os últimos três meses foram os mais críticos. Em agosto, o volume de chuva ficou 90,2% abaixo do esperado e a vazão dos rios caiu 50,3%.
Apenas em abril os índices de chuva ficaram dentro ou acima da média. A situação preocupa, já que a recuperação dos mananciais depende diretamente das chuvas. Por isso, a autarquia pediu que todos adotem hábitos responsáveis no dia a dia para evitar impactos no abastecimento.
A recomendação foi evitar atividades como lavar calçadas, carros e jardins com mangueira, que representam grande desperdício e podem gerar multa. Também foram sugeridas ações simples, como tomar banhos mais curtos, reaproveitar a água da máquina de lavar e manter a torneira fechada ao escovar os dentes ou ensaboar a louça.
Segundo a autarquia, até agora não foi necessário adotar medidas mais severas, como rodízio no abastecimento. Também não há multas para flagrantes de desperdícios.