Vinhedo alerta para uso racional da água; ainda não há racionamento

Foto: Divulgação/Sanebavi

A Sanebavi alertou os moradores de Vinhedo sobre o agravamento da estiagem em 2025 e reforçou a importância do uso consciente da água. A cidade passou por meses com chuvas abaixo da média e, segundo os Boletins Hidrológicos do Consórcio PCJ, os últimos três meses foram os mais críticos. Em agosto, o volume de chuva ficou 90,2% abaixo do esperado e a vazão dos rios caiu 50,3%. 

Apenas em abril os índices de chuva ficaram dentro ou acima da média. A situação preocupa, já que a recuperação dos mananciais depende diretamente das chuvas. Por isso, a autarquia pediu que todos adotem hábitos responsáveis no dia a dia para evitar impactos no abastecimento. 

A recomendação foi evitar atividades como lavar calçadas, carros e jardins com mangueira, que representam grande desperdício e podem gerar multa. Também foram sugeridas ações simples, como tomar banhos mais curtos, reaproveitar a água da máquina de lavar e manter a torneira fechada ao escovar os dentes ou ensaboar a louça. 

Segundo a autarquia, até agora não foi necessário adotar medidas mais severas, como rodízio no abastecimento. Também não há multas para flagrantes de desperdícios. 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Quadrilha coagia famílias de caminhoneiros roubados em horários de descanso nas estradas

Polícia apreende adolescente em Vinhedo suspeito de armazenar imagens de abuso infantil

Multa para quem desperdiçar água em Santo Antônio de Posse é de R$ 200

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.