A Secretaria de Saúde de Campinas publicou nesta quinta-feira, 2 de outubro, a 39ª edição do Alerta Arboviroses em 2025. Ele indica 22 bairros com intensificação das medidas de combate e prevenção ao Aedes aegypti, mosquito transmissor dos vírus da dengue, da chikungunya e do zika vírus.
Lista de bairros
Leste: Centro, Cambuí, Vila Eliza e Vila Rossi Borchi
Noroeste: Chácaras Morumbi e Jardim São Judas Tadeu
Norte: Vila Boa Vista e Parque Via Norte
Sudoeste: Núcleo Habitacional Vida Nova, Conjunto Mauro Marcondes e Parque Universitário de Viracopos
Sul: Parque da Figueira, Parque São Martinho e Vila Campos Sales
Suleste: Vila Formosa, Jardim Bom Sucesso, Jardim São Vicente, Jardim Centenário, Vila Formosa, Jardim São Fernando, Jardim Paranapanema e Jardim Proença
A melhor forma de prevenção contra a dengue é eliminar qualquer acúmulo de água que possa servir de criadouro para o mosquito, principalmente em latas, pneus, pratos de plantas, lajes e calhas. É importante, ainda, vedar a caixa d’água e manter fechados vasos sanitários inutilizados.
Orientações
A definição dos bairros é realizada pela equipe técnica da saúde, que monitora semanalmente uma série de indicadores para identificar criteriosamente as áreas de maior risco. A análise considera a incidência de casos, a densidade populacional, a intensificação dos trabalhos em regiões com imóveis de difícil acesso, a comunicação de risco, entre outros itens.
É importante ressaltar que o alerta também se aplica aos bairros que estão no entorno das regiões indicadas. Com isso, moradores das proximidades devem permanecer atentos e eliminar criadouros do mosquito. As orientações valem também para toda cidade.
Balanço mais recente da Secretaria de Saúde de Campinas aponta que o município soma neste ano, 43.381 casos de dengue e 26 mortes.