De tempos em tempos, o mercado de trabalho atravessa transformações silenciosas, mas repletas de significado.
Um desses fenômenos é o tempo de permanência em uma empresa, que tem diminuído no Brasil.
Segundo o levantamento mais recente do Ministério do Trabalho, a média de permanência em janeiro de 2023, entre todas as faixas etárias, era de pouco menos de dois anos.
Entre os profissionais maiores de 65 anos, o ciclo médio era de nove anos. Já entre os mais jovens, entre os 18 e os 24, o período era de apenas nove meses.
Mas ainda encontramos casos que fogem à regra, como da gerente de Operações Comerciais, Suelene Montanini. Funcionária do Grupo EP há 44 anos, ela conta que passou por todos os níveis profissionais, da assistência à gerência de Opec, o setor responsável pela organização dos comerciais que você escuta no rádio e na televisão. “Embora tenha ficado todos estes anos em Opec, foram muitos desafios que a gente encontrou no caminho. Dentro do departamento e dentro da empresa. Então o meu sentimento à empresa é de muito orgulho e de muita satisfação”, avalia.
Gostar do ambiente em que se trabalha e permanecer nele por um longo tempo, pode até ser um conceito subjetivo, mas já vem sendo estudado como uma ciência pelos especialistas em empregabilidade.
É o que a multinacional de pesquisas Statista realiza, como explica a líder de equipe Juliana Piccoli. “Os fatores que definem uma empresa como um melhor empregador variam ao longo do tempo, mas alguns elementos centrais como cultura, imagem e salário eles permanecem fundamentais”, explica.
Em parceria com a TIME Magazine, a Statista desenvolveu o inédito ranking dos Melhores Empregadores do Brasil.
Com mais de 500 mil entrevistados, o levantamento colocou a EPTV como a única empresa do setor Mídia e Propaganda como uma das cem melhores companhias para se trabalhar.
Fundada em 1979 a partir da TV Campinas, as Empresas Pioneiras se tornaram o maior grupo de comunicação regional do interior do país, formado por emissoras de rádio, televisão, portais de internet, mídia out-of-home e propaganda, além de um instituto com projetos de impacto social, especialmente na educação.
Em quatro grandes regiões no interior de São Paulo e no Sul de Minas, 990 funcionários produzem conteúdo de jornalismo e entretenimento responsável, que impacta sete milhões de pessoas em casa, no carro e no trabalho. E hoje, em qualquer lugar do mundo, com a ampla presença digital das Empresas Pioneiras, nas principais redes sociais.
Uma grande responsabilidade para o diretor de Pessoas da EPTV, Felipe Moraes, que ressalta o cuidado no respeito às principais peças para o funcionamento desta grande máquina: as pessoas. “A gente deixa muito claro a nossa trilha de carreira, o nosso processo de desenvolvimento pessoal. Estimulamos uma cultura de transparência nas relações. Uma cultura de feedback, desenvolvimento da liderança. Eu acho que isso tudo reflete no cotidiano, na satisfação diária dos colaboradores”, observa o gestor.
Cultura que contagia quem acaba de chegar ao grupo, como o radialista Zé Neves, que movimenta a programação da EP FM Campinas, de segunda a sexta, no programa “Manhã EP”. “Foi a melhor recepção que eu já tive, sabe? Eu me senti muito bem recebido, muito bem acolhido. Então eu já fiquei à vontade logo de cara. A primeira impressão é essa: que é um lugar em que as pessoas estão muito felizes, muito contentes”, comemora.
Para o codiretor da EPTV, André Coutinho Nogueira, o ambiente que proporciona bem-estar aos funcionários é um legado, trazido pelo olhar humanista e sonhador de seu idealizador, o advogado e empresário José Bonifácio Coutinho Nogueira (1923-2002). “Eu acho que daí surgiu, em boa medida, o nosso crescimento. Desde o início, a EPTV internamente sempre se tratou como uma grande família, que era um pouco a cultura do meu avô dentro da nossa família, e da forma como ele enxergava a vida e as pessoas. Isso foi sendo transmitido, não só para outras gerações como também internamente na empresa”, conta.
As Empresas Pioneiras mantém um amplo programa de recrutamento de novos funcionários, em todos os veículos e ramos de atividade. Os interessados podem cadastrar um currículo pelo endereço: talentos.eptv.com.br