O lançamento oficial da campanha de prevenção e combate ao câncer de mama ocorreu na manhã desta quarta-feira (1º), no Paço Municipal de Campinas. A ação reforçou a importância da conscientização sobre a doença e teve a participação do TatooTruck, um estúdio móvel de tatuagem que faz a cobertura de cicatrizes causadas pelo câncer de mama.
Além da possibilidade de reconstrução de aréolas, a tatuadora Stella Nani, idealizadora do projeto, também resinifica as cicatrizes das mulheres que passaram pela doença com outros desenhos.
O trabalho para melhorar a autoestima das mulheres que foram vítimas do câncer começou há cerca de sete anos. Desde então, ela explica que já tatuou os seios de mais de 400 mulheres, todas elas atendidas de forma gratuita.

Andrea Guedes enfrentou o câncer de mama e precisou passar pelas cirurgias para remoção dos tumores. Ela aproveitou a oportunidade para transformar em flores a cicatriz que carrega no peito.
Segundo a Prefeitura de Campinas, durante a campanha Outubro Rosa serão ofertadas 2 mil exames de mamografia a mais para as mulheres campineiras. O exame é direcionado para mulheres de 40 a 49 anos que realizaram a avaliação há mais de um ano e mulheres de 50 a 74 que fizeram a mamografia há mais de dois anos. Não é necessário encaminhamento ou pedido de exame por unidade de saúde.
As mamografias serão feitas em diversos locais: na carreta de mamografia do Hospital de Amor; no Centro de Referência e de Assistência Integral à Mulher (Craim); no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism Unicamp) e na RCC (Radiologia Clínica de Campinas).
No dia marcado, a paciente deve apresentar:
- RG e CPF
- Cartão SUS
- Comprovante de endereço
- Mamografia anterior (se houver)
Para agendar os exames nesses locais é preciso fazer o agendamento pelo Disque Saúde, no telefone 160.
