A Campanha Nacional de Multivacinação começou nesta segunda-feira (6) em todo o país, com ações em diversas cidades da região de Campinas. O objetivo é atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes de até 15 anos, ampliando a cobertura vacinal e prevenindo doenças que podem ser evitadas com imunização.
Campinas
Em Campinas, a campanha segue até o fim de outubro e tem como público-alvo crianças e adolescentes de 0 a 14 anos. Jovens de 15 a 19 anos também podem receber a vacina contra o HPV. A vacinação acontece nos centros de saúde, com exceção das vacinas contra dengue e BCG (tuberculose), que são aplicadas apenas em unidades básicas. No Dia das Crianças (12 de outubro), haverá ações especiais no Parque Ecológico Monsenhor José Salim e no kartódromo do Taquaral. A cidade tem cerca de 190 mil crianças e adolescentes nessa faixa etária.
Piracicaba
Em Piracicaba, a campanha vai até 31 de outubro, com o Dia D marcado para 18 de outubro, um sábado. As vacinas estão disponíveis nas UBSs e PSFs, com horário estendido na UBS Centro, das 17h às 20h. A cidade também oferece acesso à carteira de vacinação digital pelos aplicativos Meu SUS Digital e Pira SUS Digital.
Indaiatuba
A Prefeitura de Indaiatuba realiza a campanha de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, e aos sábados, das 7h30 às 12h30. A sala de vacina do Hospital Dia funciona todos os dias, inclusive domingos e feriados. O público-alvo são crianças e adolescentes de até 14 anos, 11 meses e 29 dias.
Santa Bárbara d’Oeste
Em Santa Bárbara d’Oeste, a campanha também começou nesta segunda-feira e segue até 31 de outubro nas UBSs. O Dia D será em 18 de outubro. Os pais devem levar os documentos e a caderneta de vacinação para avaliação e atualização das doses.
Valinhos
Em Valinhos, todas as UBSs participam da campanha, com destaque para o Dia D em 18 de outubro. A vacina BCG é aplicada apenas com agendamento em três unidades específicas: Vila Santana, São Bento e Frutal. A cidade reforça a importância da vacinação diante da baixa cobertura em algumas vacinas, como a da dengue e do HPV.
Monte Mor
A Secretaria de Saúde de Monte Mor também iniciou a campanha nesta segunda-feira. A vacinação vai até o fim de outubro, com foco em sarampo, febre amarela, HPV e atualização da caderneta. A imunização ocorre das 8h30 às 15h30 nas unidades de saúde. Crianças e adolescentes devem levar a caderneta, CPF ou cartão do SUS.
Artur Nogueira
A Prefeitura de Artur Nogueira iniciou a campanha com atendimento em sete salas de vacinação: USF Sacilotto, USF Coração Criança, USF São Vicente, Espaço Mãe e Filho, UBS Terezinha Vicensotti, USF Bom Jardim e USF Lago. A Vigilância em Saúde reforçou a importância da participação dos pais e responsáveis, que devem levar as cadernetas de vacinação para avaliação das doses necessárias. A oferta de vacinas depende da entrega feita pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Campinas.
Nova Odessa
Em Nova Odessa, as Unidades Básicas de Saúde estão aplicando todas as vacinas do calendário nacional de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30. No Dia D, 18 de outubro, as UBSs 2, 3 e 5 abrirão das 8h às 16h com serviços extras, como vacinação contra HPV para jovens de 9 a 19 anos, coleta de exame Papanicolau para mulheres de 25 a 64 anos, orientações sobre prevenção ao câncer de mama e avaliação bucal sem necessidade de agendamento.
Paulínia
A Prefeitura de Paulínia também iniciou a campanha no dia 6, com vacinação em todas as 10 UBSs da cidade. As unidades oferecem vacinas contra doenças como paralisia infantil, difteria, tétano, coqueluche, hepatites, meningites, rotavírus, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, HPV, dengue e Covid-19. Os horários de funcionamento variam:
- UBS Jardim Amélia, Betel, Morumbi, Cooperlotes, João Aranha e Parque da Represa: segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
- UBS Centro, Jardim Planalto, Monte Alegre e São José: segunda a sexta-feira, das 7h às 19h; aos sábados, das 7h às 12h.
A campanha é promovida pelo Ministério da Saúde em parceria com estados e municípios. A recomendação é que pais e responsáveis aproveitem o período para colocar em dia a vacinação dos filhos, garantindo proteção contra doenças como sarampo, caxumba, rubéola, catapora, tétano, coqueluche, hepatites, meningites, poliomielite, entre outras




