O Programa Recâmbio, da Prefeitura de Campinas, aprovou 192 viagens de retorno de pessoas em situação de rua para suas cidades de origem, entre janeiro e setembro deste ano.
A iniciativa oferece apoio a pessoas e famílias em situações de vulnerabilidade específicas e temporárias, como nascimento, morte, calamidade pública ou vulnerabilidade transitória.
Pelo recorte regional, o Sudeste concentrou 48% das aprovações, com 93 viagens — destaque para os estados de São Paulo e Minas Gerais, que somaram 82 autorizações. O Nordeste registrou 41 aprovações, seguido pelo Centro-Oeste, com 26, Sul, com 21 aprovações, e Norte, com 11, impulsionado por Rondônia.
No ranking dos estados, São Paulo lidera com 59 beneficiados, seguido por Minas Gerais (23), Bahia (14), Paraná (12) e Mato Grosso (11). Entre os municípios paulistas, Piracicaba (6), Araras (5) e a capital (3) foram os principais destinos.
O atendimento é realizado pelas equipes da assistência social do município, com apoio dos serviços especializados da rede socioassistencial. O processo começa no Serviço de Atenção Integral ao Migrante (Samim) ou em unidades de atendimento à população em situação de rua, onde é feita uma entrevista social, busca por familiares, emissão de documentos e a compra da passagem.