A Secretaria de Saúde de Campinas intensificou as ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, em 18 bairros da cidade. As regiões com reforço foram definidas com base em indicadores de risco, como incidência de casos, densidade populacional e dificuldade de acesso a imóveis.
Entre as áreas contempladas estão o Parque São Quirino, Jardim Myrian, Jardim Paulicéia, Jardim Eulina, Vila Aeroporto, Jardim Marisa e Jardim Industrial. A Secretaria alerta que os bairros vizinhos também devem redobrar a atenção e eliminar possíveis criadouros, como recipientes com água parada, calhas e caixas d’água destampadas.
As visitas são realizadas por agentes da empresa Impacto Controle de Pragas, identificados com uniforme laranja e crachá, além de voluntários do programa “Campinas contra o mosquito”. Dúvidas sobre a identidade dos agentes podem ser esclarecidas pelo telefone 156 ou pela Defesa Civil, no 199.
Desde o início de 2025, o município já realizou mais de 1,1 milhão de visitas a imóveis, 11 mutirões e retirou 43,4 mil toneladas de resíduos. Mais de 76 mil pacientes com suspeita de dengue foram monitorados, e o trabalho de prevenção segue em toda a cidade.
Lista de bairros em alerta
Leste: Parque dos Pomares, Jardim Myrian, Jardim Nilópolis e Parque São Quirino
Noroeste: Jardim Campina Grande, Residencial Jardim São Luiz, Jardim Londres e Jardim Paulicéia
Norte: Jardim Eulina
Sudoeste: Jardim Aeroporto, Vila Aeroporto e Jardim Profilurb
Sul: Jardim Marisa, Jardim Itaguaçu e Jardim Fernanda 2
Suleste: Jardim Industrial, Vila Satúrnia e Jardim Dom Nery
 
								 
											 
				 
															 
								 
															 
															 
															 
								 
								 
								 
								



