Campinas testa primeiros semáforos com contagem regressiva

Foto: Divulgação/Emdec

Campinas iniciou nesta quarta-feira (29) a operação dos primeiros semáforos com temporizadores regressivos. Os equipamentos foram instalados no cruzamento da Avenida das Amoreiras com as vias Dante Alighieri e Dom Joaquim Mamede da Silva/Mirandópolis, nos dois sentidos, no Jardim do Lago.

O projeto-piloto é coordenado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e será avaliado durante 30 dias para verificar a possibilidade de expansão para outros pontos da cidade.

Um dos semáforos, próximo à Estação BRT Anhanguera, é voltado para a travessia de pedestres e funciona mediante o acionamento de botoeiras. O outro, na altura da Dante Alighieri, organiza o fluxo de veículos, sem alterações na programação já existente.

Os novos semáforos possuem indicadores luminosos que funcionam como um contador regressivo, com cinco luzes que se apagam à medida que a mudança de fase se aproxima — nas cores vermelha e verde.

Segundo a Emdec, a tecnologia melhora a fluidez do trânsito, ajuda motoristas a se prepararem para a mudança de sinal, reduz freadas bruscas e contribui para a economia de combustível e a diminuição da emissão de poluentes. Além disso, aumenta a segurança de pedestres, especialmente idosos e pessoas com mobilidade reduzida.

O cruzamento foi escolhido por estar integrado ao novo Centro de Controle Operacional de Trânsito e Transporte da Emdec, que permite o acompanhamento remoto dos equipamentos por meio do sistema de videomonitoramento.

O investimento na implantação foi de R$ 34,5 mil. Nos primeiros dias de operação, agentes da mobilidade urbana da Emdec estarão no local para monitorar o funcionamento dos novos semáforos.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Cratera é aberta na Barão de Jaguara após passagem de caminhão

Azul flexibiliza remarcação de passagens para o Rio de Janeiro após aumento da violência

Temporal provoca quedas de árvores e alagamentos em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.