Uma “cena de filme”. Essa foi a definição do casal de campineiros Karen Schlinkmann, 31, e Danilo Gomes, 36, testemunhas de um roubo histórico ao Museu do Louvre, em Paris, neste domingo (19).
Segundo as autoridades francesas, oito joias de valor inestimável foram levadas na ação criminosa, que foi concluída em cerca de sete minutos.
Os itens faziam parte da Galeria de Apolo, que fica a cerca de 200 metros do quadro Mona Lisa. Entre eles estão brincos, broches e colares com diamantes e outras pedras preciosas.
Karen e Danilo conversaram com a reportagem da CBN e relataram que, apesar da gravidade do fato, o procedimento da segurança do museu foi tranquilo. “Não disseram nenhum motivo pra gente. Aí a gente evacuou e fomos para o saguão principal, onde já estava super aglomerado, uma correria para lá e para cá. Algumas pessoas estavam até mais desesperadas e aí a gente viu um policiamento entrando, passando, sem entender nada, obviamente”, contam.
Ela afirma que a repercussão do roubo é bastante negativa na França. “A gente começou a ver as notícias no Instagram e entendemos realmente que tinha sido um roubo. O que a gente viu nas notícias locais é que é uma perda imensurável”, descreveu.
De acordo com as primeiras informações, os autores do roubo usaram um elevador mecânico e ferramentas movidas a bateria. A fuga teria acontecido com o auxílio de patinetes.
A identidade e o paradeiro dos criminosos é desconhecida até o final da manhã desta segunda-feira (20).