CIATox descarta 3 amostras de pacientes com suspeita de intoxicação por metanol em Campinas

Foto: Pexels

Diante dos casos de intoxicação por metanol, a Comissão de Saúde da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) realizou na manhã desta quinta-feira (9) uma reunião para discutir ações dos municípios diante da demanda. Na reunião participaram também representantes de entidades ligadas aos setores de bebidas, bares e restaurantes no país – além de autoridades da área de saúde de Campinas e do Estado de SP.

Entre os destaques, Elaine Cristina de Ataíde, superintendente do Hospital de Clínicas, informou que Campinas teve 3 amostras descartadas de pacientes com suspeita de intoxicação por metanol. O Centro de Informações Toxicológicas (CIATox) recebeu apenas nesta quarta-feira (8) 75 amostras de todo o Estado de São Paulo – todas negativas.

Na última terça, o HC da Unicamp recebeu 100 ampolas de etanol farmacêutico, usado como antídoto para tratar casos de intoxicação por metanol. Também chamado de álcool absoluto, ele funciona como alternativa ao fomepizol, que é considerado tratamento de referência internacional, mas que não está disponível no mercado brasileiro.

O Estado de São Paulo concentra, no momento, 181 casos investigados, 20 confirmados e 5 mortes registradas. Um dos casos confirmados na região é de um morador de Limeira.

Na reunião, o prefeito Dário Saadi, que é presidente da comissão de saúde, deu algumas sugestões para o enfrentamento imediato e futuro, entre elas:

  • Na academia de formação de novos guardas municipais, a inclusão de uma disciplina para identificação de bebidas falsas;
  • A Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) irá disponibilizar um curso de capacitação para proprietários de bares e restaurantes entenderem e evitarem a compra de bebidas falsificadas.
  • Servidores de vigilância, servidores públicos que atuem na fiscalização, além de Guardas Municipais também devem realizar curso de capacitação.

Outra informação reforçada, é de que as unidades de saúde estão orientadas para o recebimento dos casos de intoxicação por metanol. Diante de uma suspeita, acionar o Ciatox caso os exames de sangue dos pacientes apresentem alteração.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Mortes de quatro animais são investigadas em Santo Antônio de Posse

Itens apreendidos na Coffee Break podem revelar novas evidências das fraudes

Começa nesta 6ª feira o Natal de Holambra; evento acontece no espaço da Expoflora

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.