CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

CIATox descarta 3 amostras de pacientes com suspeita de intoxicação por metanol em Campinas

Diante dos casos de intoxicação por metanol, a Comissão de Saúde da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) realizou na manhã desta quinta-feira (9) uma reunião para discutir ações

CIATox descarta 3 amostras de pacientes com suspeita de intoxicação por metanol em Campinas
Foto: Pexels

Diante dos casos de intoxicação por metanol, a Comissão de Saúde da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) realizou na manhã desta quinta-feira (9) uma reunião para discutir ações dos municípios diante da demanda. Na reunião participaram também representantes de entidades ligadas aos setores de bebidas, bares e restaurantes no país – além de autoridades da área de saúde de Campinas e do Estado de SP.

Entre os destaques, Elaine Cristina de Ataíde, superintendente do Hospital de Clínicas, informou que Campinas teve 3 amostras descartadas de pacientes com suspeita de intoxicação por metanol. O Centro de Informações Toxicológicas (CIATox) recebeu apenas nesta quarta-feira (8) 75 amostras de todo o Estado de São Paulo – todas negativas.

Na última terça, o HC da Unicamp recebeu 100 ampolas de etanol farmacêutico, usado como antídoto para tratar casos de intoxicação por metanol. Também chamado de álcool absoluto, ele funciona como alternativa ao fomepizol, que é considerado tratamento de referência internacional, mas que não está disponível no mercado brasileiro.

O Estado de São Paulo concentra, no momento, 181 casos investigados, 20 confirmados e 5 mortes registradas. Um dos casos confirmados na região é de um morador de Limeira.

Na reunião, o prefeito Dário Saadi, que é presidente da comissão de saúde, deu algumas sugestões para o enfrentamento imediato e futuro, entre elas:

  • Na academia de formação de novos guardas municipais, a inclusão de uma disciplina para identificação de bebidas falsas;
  • A Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) irá disponibilizar um curso de capacitação para proprietários de bares e restaurantes entenderem e evitarem a compra de bebidas falsificadas.
  • Servidores de vigilância, servidores públicos que atuem na fiscalização, além de Guardas Municipais também devem realizar curso de capacitação.

Outra informação reforçada, é de que as unidades de saúde estão orientadas para o recebimento dos casos de intoxicação por metanol. Diante de uma suspeita, acionar o Ciatox caso os exames de sangue dos pacientes apresentem alteração.

Compartilhe

Conteúdos