A Toyota vai retomar nesta terça-feira (21) as atividades nas fábricas de Sorocaba e Indaiatuba. As unidades estavam com a produção suspensa desde o vendaval que atingiu a fábrica de Porto Feliz, em setembro, e causou falta de motores usados em toda a América Latina.
Cerca de 4.500 trabalhadores voltam ao trabalho. A produção de veículos será retomada em novembro, após um período de treinamentos. A empresa informou que a retomada será gradual, com foco na segurança dos funcionários e na qualidade dos produtos.
A fábrica de Sorocaba monta os modelos Corolla, Corolla Cross e Yaris. O lançamento do Yaris Cross, previsto para este ano, foi adiado para 2026. Neste primeiro momento, a produção será feita com motores e peças importados de outras unidades no exterior. A prioridade será para as versões híbridas do Corolla e do Corolla Cross, tanto para o mercado interno quanto para exportação. A meta é recuperar o volume não produzido entre 23 de setembro e 31 de outubro.
O acordo de layoff, que estava previsto para começar nesta terça-feira nas unidades de Sorocaba e Indaiatuba, foi suspenso. A medida temporária, que reduz jornada e salário sem demissões, seria usada para reorganizar a linha de produção. Mais de 96% dos trabalhadores aprovaram a proposta que garante estabilidade no emprego e pagamento integral do Programa de Participação nos Resultados (PPR).
Já a fábrica de Porto Feliz segue com a produção paralisada. O vendaval que atingiu a cidade teve rajadas de vento de até 90 km/h, segundo a Defesa Civil, e causou danos à estrutura da unidade. Ainda não há previsão para a retomada das atividades no local.