Como estão as vendas nos comércios de Campinas com a crise do metanol?

Foto: Governo de São Paulo/Reprodução

Em meio aos recentes casos de intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas por todo o país, o setor de bares e restaurantes precisou se adaptar para garantir a presença da clientela. Os comerciantes relatam que ainda não notaram quedas expressivas nas vendas – mas sim mudanças de hábitos, como a opção pelas cervejas. Mesmo assim, eles aumentaram os esforços para demostrar a procedência das bebidas destiladas vendidas.

De acordo com a Regional Campinas da Abrasel, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, que acompanha a situação, até o momento, não houve impacto no movimento das casas. Mas a associação afirma que ainda é cedo para uma avaliação neste sentido.

Para reforçar a garantia das bebidas que são comercializadas, a Associação tem ofertado cursos aos donos de bares e restaurantes sobre as formas de demonstrar isso com clareza ao cliente. O treinamento também capacita os proprietários a identificarem as bebidas falsificadas, como detalha o presidente da Abrasel em Campinas, André Mandetta.

Em Campinas, os associados da instituição ainda não relataram queda expressiva no faturamento por conta dos recentes episódios de intoxicações no estado. Um levantamento da Abrasel mostra que a venda de bebidas alcoólicas representa cerca de 30% no faturamento dos restaurantes e de 40% nos de bares.

Robson Ramos administra um bar na região do Taquaral, em Campinas, há 16 anos. Ele explica que percebeu queda na busca pelas bebidas destiladas, em torno de 30%. Por isso criou um catálogo contendo informações de fornecedores e notas fiscais. No estabelecimento, muitos dos clientes optaram por consumir cerveja.

Sérgio Simone é proprietário de um restaurante e afirma que ainda não percebeu mudanças no comportamento da clientela. Mas ele também conta que deixará notas fiscais e embalagens à disposição dos clientes.

Denúncias sobre possíveis irregularidades e suspeitas a respeito de bebidas adulteradas podem ser feitas pelo 181 da Polícia e pelo site do Procon.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Influenciadora, ex de jogadora da Seleção Brasileira de Futebol, morre após acidente em Campinas 

Limeira investiga novo caso de intoxicação por metanol

Fim de semana de calor na região de Campinas; confira

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.