O número de roubos e furtos de motos cresceu 30,93% em Campinas e região, entre janeiro e agosto de 2025, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP), e foram levantados pela equipe de produção da EPTV.
Nos primeiros oito meses de 2024, foram registradas 430 ocorrências. Neste ano, o número subiu para 563, segundo o balanço, chegando a cerca de 70 por mês.
Questionada sobre o aumento de casos, a SSP informou que estão sendo feitas operações conjuntas com outros órgãos para diminuir a venda de peças de origem duvidosa. Afirmou ainda que, recentemente, foi implantada a Rocam no 1º Batalhão de Ações Especiais de Polícia, com motocicletas ágeis de alta cilindrada para potencializar ações de prevenção e combate ao crime.
Caso em Sumaré:
A ação dos criminosos é rápida. Um dos casos mais recentes foi no bairro Chácara Monte Alegre, em Sumaré.
A vítima perdeu a moto em frente ao local de trabalho. Na imagem do circuito de segurança, um motociclista chega para estacionar no local, aparentando ser um entregador.
Logo na sequência, aparecem outros dois na esquina. Um de moto e o outro a pé com capacete.
A dupla que veio depois fica ali por perto, esperando o primeiro motociclista terminar de mexer no alvo que será furtado. Em seguida, o suspeito que estava a pé sobe na moto escolhida e os três fogem juntos.
A ação dura menos de 1 minuto. A moto furtada tinha sido comprada há poucos dias e ainda não tinha seguro. De acordo com o proprietário, restam 48 parcelas de R$ 700 para pagar.
Veja o vídeo:
- com informações da EPTV Campinas




