Um levantamento do Infosiga, do Detran de São Paulo, mostra que a maior parte dos acidentes na região de Campinas envolve motoristas de veículos novos, com no máximo dois anos de uso.
Segundo os dados, de janeiro a agosto do ano passado 65 condutores de veículos novos morreram em acidentes na região. Este ano, durante o mesmo período, esse número aumentou pra 75 vítimas fatais. Entre os motivos estão o excesso de velocidade e o uso do álcool na direção.
O professor da Unicamp, Creso de Franco Peixoto, apontou que o veículos mais novos podem passar uma falsa sensação de segurança.
O especialista em transporte rodoviário também ressaltou que é importante investir em campanhas educativas no trânsito durante o ano todo e não só em meses temáticos, como o maio amarelo.
Os dados do Infosiga apontam ainda que no período 999 condutores, com carros de até dois anos, se envolveram em acidentes, o que corresponde a 22% das ocorrências. Outros 625 acidentes ocorreram com veículos entre 3 a 5 anos; 13% das ocorrências em comparação com 2024.