Emdec vai à Justiça para cobrar frota mínima em paralisações de ônibus

Foto: Felipe Pereira/CBN Campinas

A Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) entrou com liminar no TRT-15 (Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região) nesta quinta-feira (23) para cobrar a manutenção de uma frota mínima do transporte coletivo em caso de novas paralisações.

A autarquia cobra a circulação de 100% da frota do transporte e a aplicação de uma multa diária de R$ 50 mil ao Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Campinas e Região caso os pontos sejam descumpridos.

Caso o pedido seja indeferido, a Emdec pede a operação de, ao menos, 70% da frota nos horários de pico (entre 5h00 e 8h00; e das 16h00 às 19h00), e 50% nos demais horários.

A paralisação

O movimento realizado entre 04h00 e 06h00 desta quinta-feira (23) interrompeu a saída de todos os ônibus da cidade. Os trabalhadores reivindicaram a regularização do pagamento dos salários atrasados e benefícios.

Motoristas de quatro concessionárias do transporte coletivo de Campinas aderiram à paralisação, que impediu a circulação de aproximadamente 70% da frota de ônibus da cidade.

Operação Paese

O plano emergencial Operação Paese foi acionado e mobilizou 28 ônibus do transporte alternativo, operados pelas cooperativas.

O serviço atendeu moradores dos eixos Amoreiras, Ouro Verde e Campo Belo, especialmente nos corredores que atendem os hospitais.

As linhas do serviço “Corujão” também tiveram o funcionamento prorrogado.

O que diz o SetCamp

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros da Região Metropolitana de Campinas lamentou a paralisação parcial do Sindicato dos Rodoviários de Campinas e Região.

O SetCamp diz ter ciência das dificuldades financeiras denunciadas pelas concessionáras, que apontam problemas com a evasão de receita causada pelo BRT e da perda de passageiros para aplicativos e mototáxis clandestinos.

O Sindicato afirma que as empresas colocaram comunicados nas garagens para avisar que o vale seria creditado até amanhã (24), mas diz que a informação não foi compreendida, gerando grande impacto para a população.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Jovem é ferida com faca após briga com companheiro em Limeira

Tempo firme e calor marcam os próximos dias na região de Campinas

Quarteto é preso após roubo com uso de carro adulterado em Americana

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.