A Prefeitura de Campinas informou que já reinstalou nesta quinta-feira (16) o equipamento da academia ao ar livre da praça Jurandir Alves de Souza, no Jardim Adhemar de Barros, em Campinas. Na quarta (15), um adolescente de 14 anos sofreu fraturas no rosto depois que um dos aparelhos do espaço caiu sobre ele.
De acordo familiares, Yuri Vinícius foi ao local para jogar bola com os amigos. Depois da partida, os jovens ficaram conversando na área da academia, até que o menino se apoiou em um aparelho, que acabou caindo e o atingiu.
O adolescente teve um sangramento e passou por atendimento no Hospital da PUC-Campinas. Ele já recebeu alta, mas ainda deve passar por cirurgia, pois quebrou o nariz e machucou outras partes da face.
Em nota, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos informou que verificou a situação do aparelho e constatou indícios de vandalismo. Segundo a pasta, a peça foi totalmente deslocada da base, onde estava parafusada, e não apresentou ferrugem ou outro tipo de desgaste.
A secretaria ressaltou ainda que esse tipo de equipamento passa por revisão regularmente. Na praça, a última revisão teria sido realizada há cerca de um mês e meio.
Sobre academia ao ar livre
A Secretaria Municipal de Serviços Públicos informou que Campinas conta com 800 academias ao ar livre em praças e parques. E que a revisão e a manutenção necessária são feitas a cada 40 dias, em média.
As demandas mais recorrentes em relação aos aparelhos são de pichação, peças danificadas por mau uso e furtos. Os casos de vandalismo em academia ocorrem na cidade toda, sem uma região com maior concentração.
A prefeitura informou também que gasta cerca de R$ 1 milhão por ano para fazer reparos em equipamentos vandalizados em praças e parques.
Quem presenciar vandalismo em equipamentos públicos deve acionar a Guarda Municipal pelo telefone 153. Ou se o cidadão observar algum equipamento danificado, pode avisar pelos canais 156.