Os primeiros equipamentos para o Grande Prêmio de São Paulo da Fórmula 1 começaram a desembarcar no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, na tarde desta terça-feira. O evento acontece entre os dias 7 e 9 de novembro, no autódromo de Interlagos, em São Paulo.
Ao todo, serão cerca de 700 toneladas de carga transportadas por oito aviões cargueiros do modelo Boeing 747-400F. O primeiro voo chegou às 14h, vindo da Cidade do México, trazendo equipamentos de som, imagem e iluminação.
Outros sete voos estão previstos para os dias 29, 30 e 31 de outubro. Serão dois pousos na quarta-feira, dois na quinta e três na sexta-feira. Esses voos vão trazer os carros e os equipamentos das equipes que disputam a temporada.
Após o GP de São Paulo, os equipamentos seguirão para Las Vegas, nos Estados Unidos, onde acontece a próxima etapa da Fórmula 1 entre os dias 20 e 22 de novembro. A saída também será feita por Viracopos, com oito voos programados.
O aeroporto montou uma operação especial para agilizar o transporte até Interlagos. Os carros e equipamentos serão levados em comboios de carretas, com pelo menos 100 viagens previstas. A operação envolve cerca de 100 profissionais, entre funcionários do aeroporto, agentes de carga, companhias aéreas e empresas de logística.
Viracopos tem um dos terminais de carga mais movimentados do Brasil e é o principal ponto de entrada de produtos importados por avião no país. Aproximadamente um terço de toda carga aérea internacional chega por ali.




