Uma ação realizada pela Guarda Civil Municipal de Limeira resultou na apreensão de cerca de 120 mil metros de linha de pipa com cerol e do tipo chilena.
As duas são altamente perigosas. Enquanto a linha com cerol é uma mistura de cola com vidro moído, feita de forma artesanal, a linha chilena é ainda mais cortante, fabricada com óxido de alumínio e quartzo, de forma industrial.
Segundo informações da corporação, a ação começou em junho e foi intensificada durante as férias escolares. Todo o material apreendido, linhas e carretéis, foi encaminhado para o aterro sanitário, com descarte seguro e ambientalmente adequado.
Ainda segundo a Guarda, as linhas foram apreendidas no momento da soltura, e não tiveram denúncia sobre os estabelecimentos que estavam vendendo o material.
A Guarda informou que seguirá com as fiscalizações no sentido de coibir o comércio e a soltura das pipas com esse tipo de linha altamente perigoso para a segurança das pessoas.
Pessoas flagradas com esse tipo de linha terão o material recolhido, e estabelecimentos que comercializarem o produto poderão ser multados.