O Hospital de Clínicas da Unicamp, em Campinas recebeu, nesta terça-feira, 100 ampolas de álcool absoluto, substância utilizada como antídoto no tratamento de intoxicações por metanol.
O envio faz parte de uma iniciativa do governo de São Paulo, que anunciou na semana passada a distribuição de 2 mil frascos da substância para os principais centros de referência do estado, incluindo o HC. A unidade de Campinas recebeu 100 ampolas de 10 ml cada, com possibilidade de receber uma nova remessa caso seja necessário.
O etanol farmacêutico, também chamado de álcool absoluto, é utilizado como alternativa ao fomepizol, tratamento de referência internacional que não está disponível no Brasil. Ele atua impedindo que o metanol se transforme em ácido fórmico, substância ainda mais tóxica.
Segundo a superintendência da unidade, o Centro de Informações Toxicológicas (CIATox) também ampliou a capacidade de testagem de pacientes suspeitos de intoxicação. Atualmente, o hospital consegue realizar cerca de oito exames por hora, totalizando aproximadamente 190 análises diárias, com cada exame durando em média 15 minutos.