HC da Unicamp recebe álcool absoluto para tratar intoxicações por metanol 

Foto: Reprodução/EPTV

O Hospital de Clínicas da Unicamp, em Campinas recebeu, nesta terça-feira, 100 ampolas de álcool absoluto, substância utilizada como antídoto no tratamento de intoxicações por metanol. 

O envio faz parte de uma iniciativa do governo de São Paulo, que anunciou na semana passada a distribuição de 2 mil frascos da substância para os principais centros de referência do estado, incluindo o HC. A unidade de Campinas recebeu 100 ampolas de 10 ml cada, com possibilidade de receber uma nova remessa caso seja necessário. 

O etanol farmacêutico, também chamado de álcool absoluto, é utilizado como alternativa ao fomepizol, tratamento de referência internacional que não está disponível no Brasil. Ele atua impedindo que o metanol se transforme em ácido fórmico, substância ainda mais tóxica. 

Segundo a superintendência da unidade, o Centro de Informações Toxicológicas (CIATox) também ampliou a capacidade de testagem de pacientes suspeitos de intoxicação. Atualmente, o hospital consegue realizar cerca de oito exames por hora, totalizando aproximadamente 190 análises diárias, com cada exame durando em média 15 minutos. 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Campinas confirma nova morte por gripe; cidade já soma 53 óbitos em 2025

Motociclistas lideram ranking de infrações em Campinas no mês de setembro

Tomate dispara e puxa alta de 6,3% nos preços dos legumes

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.