O Hospital da Mulher, oficialmente chamado de Centro de Referência de Assistência Integral à Mulher (Craim), realizou cerca de 1,7 mil atendimentos no primeiro mês de funcionamento em Campinas. A unidade foi inaugurada em 1º de setembro no Parque Itália e tem gestão municipal.
Desse total, foram aproximadamente 1,5 mil consultas e 200 exames, com foco em especialidades como pré-natal de alto risco, mastologia, patologia cervical e planejamento familiar. A estrutura tem dois pavimentos e 1,7 mil metros quadrados de área construída, com capacidade para até 250 atendimentos por dia. O investimento foi de R$ 6,5 milhões.
O hospital funciona em dias úteis, das 7h às 19h, e recebe pacientes encaminhadas por outros serviços da rede municipal. A equipe tem cerca de 50 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas e nutricionistas.
Desde 26 de setembro, o hospital também passou a realizar mamografias. Durante a campanha do Outubro Rosa, a unidade concentra 650 das 2 mil vagas oferecidas para exames de prevenção ao câncer de mama.
A construção do Craim foi entregue pela Prefeitura de Campinas em agosto e representa um dos principais avanços recentes do SUS Municipal. A unidade está localizada em uma região com forte integração entre equipamentos de saúde, como o Hospital Mário Gatti, o Hospital Mário Gattinho, o Hospital de Amor, o AME e o CAPS AD Sudoeste.
Segundo o Censo de 2022, 52,3% da população de Campinas é formada por mulheres.