Hospital de Clínicas da Unicamp recebe antídoto contra intoxicação por metanol

Foto: Arquivo/CBN Campinas

O Hospital de Clínicas da Unicamp recebeu nesta sexta-feira (3) novas ampolas de álcool etílico absoluto, usado no tratamento de intoxicação por metanol. A Secretaria de Estado da Saúde enviou 2 mil unidades para reforçar o estoque. Outras 500 já estavam disponíveis nos centros de referência do Estado.

Além da Unicamp, os hospitais das Clínicas de São Paulo e Ribeirão Preto também receberam o medicamento. Os serviços de saúde devem solicitar o antídoto diretamente aos centros de referência, com a ficha de notificação do caso.

O Estado também ampliou a estrutura de análise laboratorial. Amostras de sangue ou urina são coletadas nas unidades de saúde e enviadas ao Laboratório de Toxicologia Analítica Forense da USP de Ribeirão Preto. O exame é feito por cromatografia gasosa, técnica usada para detectar a presença de metanol. O transporte das amostras é feito pelo Instituto Adolfo Lutz.

Até quinta-feira (2), São Paulo confirmou 11 casos de intoxicação por metanol, incluindo uma morte. O governo estadual mantém um gabinete de crise e ações conjuntas entre as secretarias da Saúde, Segurança Pública, Fazenda e Justiça.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

PF fiscaliza fábricas e depósitos de bebidas em três estados após suspeitas de adulteração com metanol

Fiscalização em Americana fecha três comércios por venda irregular de bebidas alcoólicas

Motorista morre após capotamento na Rodovia Lix da Cunha, em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.