Ouça a reportagem na íntegra.
Para muitas pessoas o cafezinho, coado ou expresso, faz parte da rotina. Segundo a pesquisa “Café – hábitos e preferências do consumidor”, 96% dos brasileiros bebem café ao acordar ou ainda pela manhã, como respondeu 87%. O levantamento foi divulgado no início do mês e feito a pedido da Associação Brasileira da Indústria do Café. Mas e a limpeza da máquina que prepara a bebida, será que também está no dia a dia dos amantes de café?
O dono de uma loja de consertos de eletrônicos em Campinas, Lázaro Souza, mostrou que esse procedimento de higiene quase sempre é esquecido. Trabalhando com limpeza de cafeteiras elétricas há quatro anos, uma manutenção recente ganhou fama nas redes sociais: ao abrir uma das máquinas, encontrou larvas de mosca.

Lázaro gravou um vídeo mostrando a situação do equipamento, que já tem milhares de visualizações nas redes sociais. Ele alerta sobre a importância de manter a limpeza da máquina em casa para evitar problemas como esse. Mas as larvas não são as únicas que gostam do açúcar com café. Formigas e até baratas também já foram encontradas.
Com a repercussão do vídeo, a limpeza de cafeteiras passou a ser um dos carros-chefes da loja, que antes se dedicava somente à manutenção de celulares. Atualmente, ele explica que recebe mais de 30 cafeteiras para limpeza por semana. O custo pelo serviço é de R$ 50 a R$ 90, podendo variar se houver a necessidade de troca das peças.


Mesmo realizando uma limpeza mais profunda, que abre o equipamento e revisa toda a parte interna da máquina, ele ressalta que a limpeza mais simples, em casa, também é muito importante para manter a higiene, bom funcionamento e principalmente afastar pragas e insetos.
Para isso, ele dá dicas simples. Antes de preparar a bebida com a cápsula, passar água quente pela máquina.
Depois que o café e o açúcar passarem, é só repetir o processo com a água quente. Por último, mas também importante, sempre se lembrar de retirar a cápsula usada do equipamento logo depois que a bebida ficar pronta.
