Morte por gripe sobe para 57 neste ano em Campinas; vacina segue disponível

Foto: Arquivo / Fernanda Sunega/Prefeitura de Campinas

A Secretaria de Saúde de Campinas confirmou mais duas mortes por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) causada pelo vírus influenza, responsável pela gripe. As vítimas, um homem de 83 anos e uma mulher de 93, tinham comorbidades. Um deles não estava vacinado contra a doença. Ambos morreram no dia 3 de outubro. 

Com as novas confirmações, o município soma 415 casos e 57 mortes desde janeiro. Em todo o ano de 2024, foram 342 casos e 30 óbitos registrados. 

Entre as vítimas de 2025, 47 não haviam sido vacinadas. Dos dez moradores imunizados, oito estavam com a proteção completa. Outros dois apresentaram sintomas antes de completar os 15 dias necessários para o desenvolvimento da imunidade. A pasta informou ainda que 56 das vítimas tinham doenças preexistentes. 

A Secretaria de Saúde reforçou a importância da vacinação contra a gripe, principalmente entre os grupos prioritários. O imunizante está disponível para toda a população a partir dos 6 meses de idade nos 69 centros de saúde de Campinas. 

Para se vacinar, basta levar um documento com foto e, se possível, a caderneta de vacinação. Não é necessário agendamento. 
Os endereços e horários das salas de vacina estão disponíveis no site vacina.campinas.sp.gov.br

Neste ano, a dose protege contra as gripes A (H1N1 e H3N2) e B, e pode ser aplicada junto com outras vacinas do Calendário Nacional. No caso das crianças vacinadas pela primeira vez, é necessário um reforço após 30 dias. 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Ônibus cai em barranco, atinge bar e deixa seis feridos em Campinas

Mudança de sentido da Rua Leonardo da Vinci desagrada moradores do Taquaral

Trevo do Real Parque será interditado na tarde desta quarta-feira

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.