A Emdec inicia nesta terça-feira a operação de dois novos pontos de fiscalização por câmeras na avenida das Amoreiras, em Campinas. Os equipamentos estão nos cruzamentos com a Rua Alves do Banho, no bairro São Bernardo, e com a Avenida Senador Antônio Lacerda Franco, no Jardim do Lago.
As câmeras fazem monitoramento em tempo real e foram instaladas em trechos do Corredor BRT Ouro Verde.
Durante o período de testes, antes do início das autuações, os equipamentos registraram diversas infrações, como circulação de carros e motos na faixa exclusiva de ônibus, conversões proibidas e retornos irregulares.
Os novos pontos têm visão de 360 graus e são acompanhados por agentes do Centro de Controle Operacional da Emdec. Placas foram colocadas nas proximidades para avisar os motoristas sobre a fiscalização.
Entre 2024 e 2025, os dois cruzamentos monitorados registraram 30 acidentes sem mortes. A maioria teve vítimas feridas e envolveu manobras perigosas. Os dados foram levantados pela Emdec, que acompanha cerca de 30% dos acidentes da cidade.
Além de identificar infrações, o sistema também ajuda a monitorar situações como veículos quebrados, manifestações e paradas irregulares sobre faixas de pedestres. Com os dois novos pontos, a avenida das Amoreiras passou a ter quatro locais com fiscalização por câmeras.




