A Receita Federal participou entre os dias 20 e 28 deste mês da Operação Fronteira RFB no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. A ação integrada de vigilância e repressão a produtos ilícitos em pontos de fronteira terrestres, marítimos e aéreos do Brasil resultou em cerca de R$ 433 mil de produtos apreendidos em contrabando e outros crimes como o tráfico de drogas.
Nos últimos oito dias, foram recolhidas em Viracopos mercadorias como 270 kg de tabaco, equipamentos médicos, medicamentos, vinhos, celulares, bolsas e bicicletas.
A carga de tabaco, vinda de um voo que saiu de Manaus, foi retida por não haver comprovação de importação regular e sem registro prévio junto aos órgãos competentes.
A Receita também apreendeu medicamentos e equipamentos médicos importados sem a devida licença de importação, documento que garante a eficácia e a segurança desses produtos para uso.
Outras mercadorias, como celulares, bolsas, bicicletas e vinhos, foram tributadas por terem ingressado no País sem o recolhimento dos impostos devidos. Em diversos casos, a quantidade de itens indicava caráter comercial, e não uso pessoal, o que é proibido.
A Operação Fronteira RFB segue em andamento em todo o País.




