Outubro Rosa: mortalidade por câncer de mama caiu nos últimos anos em Campinas

Foto: Adriano Rosa/Prefeitura de Campinas

Mulheres de 40 a 49 anos representaram 3 em cada 10 mamografias realizadas em Campinas em 2024, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. No total, foram 24.048 exames feitos pelo SUS, e 8.723 foram nessa faixa etária, agora incluída na nova recomendação do Ministério da Saúde para rastreamento do câncer de mama.

O número mostra a adesão das mulheres mais jovens ao exame, que até então era indicado somente para quem tem entre 50 e 69 anos. Com a mudança nacional, o grupo de 40 a 49 anos passa a ter direito ao exame gratuito pelo SUS em todo o país.
Outras 15.325 mamografias foram feitas em mulheres entre 50 e 69 anos, público-alvo tradicional do rastreamento.

Ainda segundo a Saúde, a mortalidade por câncer de mama na metrópole caiu de 18,5 para 14,3 mortes a cada 100 mil mulheres entre 2018 e 2023.

A médica especialista em diagnóstico por imagem, Eveline Kalaf, reforça que o câncer tem cura e que as chances aumentam, ainda mais, com os exames preventivos.

Em uma clínica particular, em Campinas, dos 1.400 exames de mamografia realizados mensalmente, cerca de 1,5% apresentam alta probabilidade de ser câncer de mama. Essa porcentagem se traduz em aproximadamente 10 a 20 pacientes por mês.

No SUS, os exames de mamografia são realizados no Centro de Referência de Assistência Integral à Mulher (Craim), no Hospital da Mulher e em parceria com o Hospital PUC-Campinas.

Agenda

Dia 22 de outubro, o Centro de Referência de Assistência Integral da Mulher (Craim) – Hospital da Mulher, da Prefeitura de Campinas, terá um dia todo dedicado ao cuidado, prevenção e rastreamento da saúde da mulher. As ações fazem parte da programação do Outubro Rosa, que visa a mobilização da população contra o câncer de mama. 
 
As atividades no Craim irão das 8h às 17h, e incluem a inserção de DIU e Implanon, mamografia e coleta de exame papanicolau, e testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Não é preciso encaminhamento.
 
Também estão previstas palestras nos períodos da manhã e tarde sobre diversos assuntos relacionados à saúde integral da mulher, com temas que abrangem câncer de mama, câncer do colo do útero, planejamento familiar, alimentação saudável, auriculoterapia (um tipo de acupuntura), autocuidado, autoestima e rede de cuidado à mulher e saúde do assoalho pélvico. Haverá, ainda, oficinas de ikebana e de sais de banho. 
 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Mortes de quatro animais são investigadas em Santo Antônio de Posse

Itens apreendidos na Coffee Break podem revelar novas evidências das fraudes

Começa nesta 6ª feira o Natal de Holambra; evento acontece no espaço da Expoflora

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.