Paralisação surpresa afeta transporte público em Campinas nesta manhã

Foto: Felipe Pereira/CBN Campinas

Uma paralisação inesperada de motoristas de ônibus deixou milhares de pessoas sem transporte em Campinas, na manhã desta quinta-feira, 23 de outubro. O movimento começou por volta das 4h e durou cerca de duas horas, afetando as primeiras partidas do dia.

Motoristas das empresas concessionárias VB1, VB3, Campibus e Onicamp cruzaram os braços em protesto por questões salariais. Segundo o sindicato da categoria, o motivo principal foi o atraso no pagamento dos salários, que deveriam ter sido depositados até o quinto dia útil do mês. A entidade também apontou que há pendências relacionadas ao pagamento de benefícios, como vale-alimentação e plano de saúde.

Para reduzir os impactos à população, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) colocou em prática o PAESE, Plano de Apoio entre Empresas de Transporte frente às Situações de Emergência. Com isso, veículos das cooperativas de transporte alternativo foram direcionados para atender os principais corredores da cidade, como Amoreiras, Ouro Verde e Campo Belo. As linhas do serviço Corujão, que circulam durante a madrugada, também tiveram o horário estendido.

Apesar da paralisação, algumas empresas mantiveram o funcionamento normal. A Coletivos Pádova, que atende a região de Sousas, não interrompeu suas atividades. As cooperativas também seguiram operando, já que não são vinculadas ao sindicato responsável pelo movimento.

Agentes da Mobilidade Urbana da Emdec acompanharam a movimentação nas garagens desde a madrugada e monitoraram a demanda de passageiros nos principais terminais urbanos, todos afetados pela paralisação. O atendimento foi mantido parcialmente nos terminais Itajaí, Campo Grande e Satélite Íris.

A Emdec informou que acompanha os desdobramentos junto às empresas operadoras e lamentou os prejuízos causados aos usuários. Como medida preventiva, a empresa já prepara uma ação com pedido de liminar para garantir a operação total ou mínima da frota em futuras paralisações, além da aplicação de multa em caso de descumprimento.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Rua Ary Barroso fica interditada nesta quinta no Taquaral

Amoreiras vai receber mais dois pontos de fiscalização por vídeo na semana que vem

Guarda Municipal prende três suspeitos e recupera medicamentos roubados de farmácia em Campinas 

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.