A Polícia Federal em Campinas cumpriu, nesta terça-feira, um mandado de busca e apreensão como parte da Operação Cifra Oculta. A ação foi coordenada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Piauí e teve como objetivo desarticular uma organização criminosa envolvida com tráfico de drogas entre estados e lavagem de dinheiro.
Além de Campinas, a operação aconteceu em outras seis cidades: Parnaíba, Luís Correia e Teresina, no Piauí; Timon, no Maranhão; Itaquaquecetuba, em São Paulo; e Fortaleza, no Ceará. Ao todo, foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Central de Inquéritos de Teresina.
As investigações apontaram que o grupo mantinha núcleos em diferentes estados, com funções específicas para compra e transporte de drogas, lavagem de dinheiro e distribuição dos entorpecentes. O esquema teria movimentado mais de R$ 35 milhões por meio de empresas de fachada e pessoas usadas como intermediárias.
Durante a operação, foram apreendidos documentos, dinheiro e mídias eletrônicas que devem ajudar a comprovar o funcionamento da rede criminosa e o caminho do dinheiro. Os envolvidos podem responder por tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa.