O Semae, serviço responsável pelo abastecimento de água e esgoto de Piracicaba, iniciou a revisão do Plano Diretor de Combate às Perdas no Sistema de Abastecimento Público. O objetivo é reduzir o desperdício de água tratada dos atuais 54% para 25% ao longo dos próximos dez anos.
O edital de contratação da empresa A2N Engenharia e Soluções Sustentáveis Ltda foi publicado nesta quarta-feira (23) no Diário Oficial do Município. O investimento será de R$ 743 mil, com recursos dos Comitês PCJ e do Fehidro, além de contrapartida do próprio Semae. O prazo para conclusão do trabalho é de 12 meses.
A revisão do plano inclui ações como modernização da divisão da rede de abastecimento, instalação ou melhoria de equipamentos que medem o volume de água distribuída, controle da pressão nas tubulações, busca por vazamentos, análise dos hidrômetros e das redes de distribuição. Também será feito um levantamento das perdas financeiras e dos investimentos necessários para corrigir os problemas.
Além disso, o estudo vai avaliar as condições das unidades operacionais, como as estações de tratamento de água, de lodo e as estações elevatórias, que ajudam a bombear a água para diferentes regiões da cidade. Essa é a primeira atualização do plano desde 2014.




