A Polícia Civil do Paraná cumpriu nesta terça-feira mandados de busca, apreensão e prisão em Hortolândia como parte de uma grande operação contra uma organização criminosa envolvida com tráfico de drogas entre estados, lavagem de dinheiro e corrupção. A ação aconteceu também em outras cidades de São Paulo, além de municípios do Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.
A investigação começou em abril de 2024, em Jacarezinho, no Paraná. Em junho, dois homens apontados como líderes foram presos em Balneário Camboriú, Santa Catarina. A perícia nos celulares apreendidos ajudou a avançar nas apurações.
Segundo o Ministério Público, o grupo movimentou cerca de R$ 120 milhões desde 2021. A quadrilha atuava principalmente no Norte do Paraná, mas tinha ramificações em outros Estados.
Ao todo, a Justiça autorizou 90 mandados, sendo 42 de prisão e 48 de busca e apreensão. Também houve o bloqueio de contas bancárias, sequestro de 11 veículos avaliados em R$ 1,8 milhão e quatro imóveis. A medida tem como objetivo tirar o poder financeiro do grupo e interromper as conexões que sustentam a rede criminosa.
O material apreendido será analisado e pode levar a novas fases da investigação.