A Polícia Federal faz na manhã desta terça-feira (7) a Operação Connectors, com o objetivo de combater um esquema de importação irregular de aparelhos eletrônicos de alto valor pelo Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas.
Durante a ação, os agentes cumpriram um mandado de busca e apreensão em Santos, em um endereço ligado a um dos principais investigados, que seria um dos principais importadores dos produtos. A ordem foi expedida pela 9ª Vara Federal de Campinas.
As investigações indicaram que um grupo criminoso teria trazido ao Brasil um contêiner com celulares avaliados em mais de R$ 3 milhões.
Para burlar a fiscalização e pagar menos impostos, os responsáveis usaram documentos falsos e declararam que a carga era composta por conectores elétricos, itens com valor muito inferior ao real. A carga foi apreendida pela Receita Federal assim que desembarcou em Viracopos, em julho do ano passado.
A carga veio dos Estados Unidos e estava em nome de uma empresa de São Bernardo do Campo, mas provavelmente teria outro destino, ainda a ser apurado.
A Polícia Federal segue com as apurações para identificar todos os envolvidos e esclarecer os detalhes da operação. O caso está sendo acompanhado pela Justiça Federal em Campinas.