A DIG de Americana descobriu, na manhã desta segunda-feira, um local usado para limpeza e revenda de garrafas de bebidas alcóolicas que seriam reutilizadas. A operação aconteceu em uma casa no Jardim São Sebastião, em Hortolândia. No local tinham milhares de garrafas de diversas marcas, muitas ainda com rótulos originais.
No processo de limpeza era usada soda cáustica e também uma máquina artesanal, feita para limpar os recipientes por dentro. Só que tudo de forma improvisada, sem qualquer medida de higiene, com condições totalmente insalubres.
Segundo a polícia, as garrafas eram lavadas, tinham as tampas trocadas e depois eram revendidas para outros locais, que possivelmente colocavam novas bebidas nesses vasilhames.
Foram encontrados vários tonéis com produtos, mas nenhum deles identificado como metanol ou álcool – usado para fabricação dessas bebidas. Mas tudo isso está sendo recolhido pela perícia da polícia para ser analisado. O proprietário da residência foi preso e encaminhado trazido aqui para a sede da DIG Americana.
No celular dele, os policiais encontraram conversas relacionadas ao tráfico de drogas, além de uma pequena quantidade de entorpecentes.
Durante o flagrante, esse homem alegou que alugava o imóvel dos fundos por mil reais e que outras pessoas, cerca de quatro pessoas, iam até o local para fazer a limpeza das garrafas.
Os próximos passos da investigação serão para identificar quem eram as pessoas envolvidas nessa produção e lavagem clandestina dos rótulos e embalagens e também para saber para quais locais eram distribuídas, quem eram esses compradores.