Campinas zera fila por consultas oftalmológicas no SUS, afirma prefeitura

Foto: Fernanda Sunega/PMC

A fila de espera por consultas oftalmológicas no SUS Municipal de Campinas foi zerada, segundo informou a Secretaria de Saúde.  

Em setembro de 2024, mais de 14 mil pessoas aguardavam atendimento. Um ano depois, esse número caiu para pouco mais de 2.400 pacientes, que já foram atendidos. 

A média mensal de consultas passou de 2 mil em 2024 para 3 mil em 2025.  

O aumento, segundo a prefeitura, foi possível após mudanças na organização dos atendimentos, como a contratação de quatro médicos oftalmologistas e a ampliação do funcionamento do Centro de Exames e Especialidades Médicas (CEEM), que passou a atender também aos sábados. 

A Secretaria também revisou os processos de agendamento e criou uma diretoria específica para organizar as filas. Segundo a pasta, isso ajudou a evitar a perda de vagas e melhorar o acesso dos pacientes. 

Neste mês, a cidade também iniciou a campanha Outubro Brilhante, voltada à conscientização sobre saúde visual. Até o fim de outubro, estão previstos mais de 3.400 atendimentos em unidades públicas e instituições parceiras. A maioria das consultas será feita no CEEM, que recebe pacientes encaminhados pelos centros de saúde. 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Tarifa reduzida na Zona Azul Digital aumenta uso das vagas aos sábados em Campinas

Bandeira vermelha patamar 1 é mantida para novembro e energia segue com cobrança extra

Campinas tem menor taxa de mortes por câncer de mama em 20 anos

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.