Campinas zera fila por consultas oftalmológicas no SUS, afirma prefeitura

Foto: Fernanda Sunega/PMC

A fila de espera por consultas oftalmológicas no SUS Municipal de Campinas foi zerada, segundo informou a Secretaria de Saúde.  

Em setembro de 2024, mais de 14 mil pessoas aguardavam atendimento. Um ano depois, esse número caiu para pouco mais de 2.400 pacientes, que já foram atendidos. 

A média mensal de consultas passou de 2 mil em 2024 para 3 mil em 2025.  

O aumento, segundo a prefeitura, foi possível após mudanças na organização dos atendimentos, como a contratação de quatro médicos oftalmologistas e a ampliação do funcionamento do Centro de Exames e Especialidades Médicas (CEEM), que passou a atender também aos sábados. 

A Secretaria também revisou os processos de agendamento e criou uma diretoria específica para organizar as filas. Segundo a pasta, isso ajudou a evitar a perda de vagas e melhorar o acesso dos pacientes. 

Neste mês, a cidade também iniciou a campanha Outubro Brilhante, voltada à conscientização sobre saúde visual. Até o fim de outubro, estão previstos mais de 3.400 atendimentos em unidades públicas e instituições parceiras. A maioria das consultas será feita no CEEM, que recebe pacientes encaminhados pelos centros de saúde. 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Empresa aguarda autorização da Anvisa para produzir mosquitos contra a dengue

Procon-SP facilita acesso para denúncias de bebidas falsificadas

Levantamento coloca Viracopos como 2º mais pontual do mundo em sua categoria

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.