Prefeitura de Indaiatuba alerta sobre loteamentos clandestinos em áreas rurais 

Foto: arquivo-Eliandro Figueira GP/PMI

A Prefeitura de Indaiatuba emitiu um alerta, nesta terça-feira, sobre a venda de loteamentos clandestinos em áreas rurais do município. Nessas regiões, a legislação permite apenas lotes com, no mínimo, 20 mil metros quadrados. 

A administração orienta que os interessados em adquirir imóveis nessas localidades, especialmente em casos de ofertas com valores muito abaixo do mercado, consultem se o empreendimento está aprovado. A verificação pode ser feita pelo telefone (19) 3834-9130, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. 

De acordo com Lei Federal, o parcelamento de solo para fins urbanos só é permitido em zonas urbanas, de expansão urbana ou de urbanização específica, conforme definido pelo Plano Diretor ou por lei municipal — em Indaiatuba, pela Lei 3.525/1998. 

Já a Lei 4.504/64 estabelece que o parcelamento de glebas em áreas rurais deve respeitar o tamanho mínimo do módulo fiscal definido pelo Incra. No município, esse limite é de 20 mil metros quadrados. 

A Prefeitura também alertou sobre promessas de regularização futura dos imóveis. A Lei Federal 13.465/2017, conhecida como Lei do Reurb, não permite a regularização de loteamentos irregulares criados após dezembro de 2016. 

A prática de comercializar ou adquirir terrenos em loteamentos clandestinos pode gerar responsabilização nas esferas cível e criminal, além da demolição de construções erguidas em áreas irregulares. 

As denúncias podem ser encaminhadas pelos canais oficiais da Prefeitura, dentre eles o telefone 0800-770-7702 e também o e-mail indaiatuba@indaiatuba.sp.gov.br 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Tubulações Campinas

Inteligência artificial permite economia de 370 milhões de litros d’água em Campinas

Caravela da Lagoa do Taquaral fecha por 40 dias para manutenção

Após investigação do MP, Prefeitura de Campinas publica regras para emendas parlamentares à Saúde

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.