Região de Campinas tem 7 casos suspeitos de contaminação por metanol

Foto: Pexels

Sete pessoas foram atendidas em unidades de saúde da região com sintomas compatíveis com intoxicação por metanol. Os dados foram divulgados na noite desta terça-feira (7) pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. 

Indaiatuba tem dois casos em investigação, de pacientes que já tiveram alta. Jundiaí tem três suspeitas aguardando exames. Vinhedo tem um caso. Limeira também tem um registro de investigação, mas o governo não incluiu na lista o caso do homem de 30 anos dono de uma adega que ficou quase 20 dias internado. Piracicaba fecha a lista com um caso suspeito. 

Os sintomas observados incluem tontura, dor abdominal, náuseas, vômitos, confusão mental, visão turva e convulsões. A Secretaria de Saúde informou que, diante desses sinais, os profissionais de saúde passaram a aplicar um protocolo específico, tratando os pacientes como suspeitos até que os exames confirmem ou descartem a presença de metanol no organismo. 

Em todo o estado, foram contabilizados 176 atendimentos relacionados à substância. Desses, 158 seguem em investigação, 18 foram confirmados e 85 descartados. 

Para agilizar o atendimento, o governo distribuiu 2.500 ampolas de álcool etílico absoluto às unidades públicas. O produto é usado como antídoto em casos de intoxicação. 

Além da assistência médica, o Estado intensificou as ações de fiscalização. Na segunda-feira (6), mais de 100 mil garrafas vazias foram apreendidas em um galpão clandestino na zona leste da capital. O local funcionava como uma empresa de recicláveis, mas vendia vasilhames para reutilização em bebidas adulteradas. Outras 6 mil garrafas com bebida sem origem comprovada também foram recolhidas. 

Desde o início do ano, 42 pessoas foram presas em operações contra a falsificação de bebidas, sendo 21 apenas na última semana. A Polícia Civil investiga o uso de metanol para lavar embalagens e aumentar o volume das bebidas. 

A recomendação é evitar o consumo de bebidas destiladas de origem desconhecida e procurar atendimento médico imediato em caso de sintomas. Denúncias podem ser feitas pelo Disque Denúncia 181 ou pelo site da Polícia Civil de São Paulo. 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Homem é preso com garrafas de whisky falsificado em Campinas

HC da Unicamp recebe álcool absoluto para tratar intoxicações por metanol 

Campinas confirma nova morte por gripe; cidade já soma 53 óbitos em 2025

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.